quinta-feira, 7 de abril de 2011

ADORAÇÃO

Amados, é com muito temor e tremor em meu coração que me proponho falar nesse tema, primeiro porque temos que reconhecer nossa limitação, e segundo, não podemos  entrar na mente de Deus e saber o que lhe agrada ou não, porém, ao mesmo tempo que temos tremor e temor, nos sentimos seguros em falar, pois Deus se revela a nós através das escrituras e cremos na suficiência dela -  (SOLA SCRIPTURA) e nela Deus se revela a nós e  ensina a sua vontade e como devemos prestar-lhe adoração.

 

A palavra adoração é de origem latina "adoratione" ( amar extremamente) e na Bíblia ela aparece no velho testamento em hebraico "bhôdhâ e no novo testamento  ", latreia" em grego, nas línguas de origem anglo-saxônicas, significa " dar valor à", logo, adorar a Deus é amá-lo extremamente e dar-lhe grande valor, o maior valor já declarado por alguém.

 

Falar em adoração é também falar em culto, no dicionário Aurélio da língua portuguesa, adorar, também significa,  prestar culto de adoração, portanto para nós há uma relação intima em adorar e cultuar. Mais o que realmente,  interessa é tentarmos responder, Qual é a verdadeira adoração?, e como devemos adorá-lo, claro que me refiro a Deus.

 

A adoração prestada a Deus é o ato mais sério e sublime entre a relação do homem com Deus propiciado pela redenção, através do sacrifício vicário que Jesus realizou naquela horrenda cruz. É o ato mais importante. Tão importante, que Satanás com sua astúcia,  procurou tentar Jesus no deserto, exatamente na adoração - (Mt 4.8,9). Sabe por quê? Por que servimos a quem adoramos. É, ou não é? Mas vamos as Escrituras e veremos o que ela nos diz.

 

A QUEM DEVEMOS ADORAR?                                                                                                       

 

"Porque não adorarás outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; sim Deus zeloso é ele."(Ex34.14)

"Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai ao senhor na beleza de sua santidade" Ó GLÓRIA! "Essa é por minha conta" (1Cr16.29)

"E perguntavam onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo." (Mt2.2)

"E novamente ao introduzir o primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem"(Hb1,6)

"Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao cordeiro,  seja o louvor, e a honra, a glória, e o domínio pelo século dos séculos .(Ap5.13-14). ÓÓÓÓ...GLÓRIA, também por minha conta.

 

Fica bem claro, amados, que devemos adorar somente a Deus através do seu filho amado Jesus Cristo, porém tem muita gente que se diz cristão adorando as paixões do mundo: O dinheiro, a luxuria, os vícios, e o pior de tudo, a si mesmo, o que é muito comum, quer ver? 

 

Quando a adoração não for inteiramente dedicada a Jesus Cristo (Cristocêntrica), quando houver um resquício de vaidade , vontade de aparecer,  de mostrar suas qualidades (antropocêntricas), a adoração deixa de ser verdadeira e passa a ser idolatria, Isso é muito sério. Misericórdia! Como aquele fariseu que orava em voz alta, lembra?

 

COMO DEVEMOS ADORÁ-LO?

 

"Respondeu-lhe, Jesus: O principal é: ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de toda tua força". (Mc 12.29,30

 

a)       De todo o teu coração. Deus está interessado no nosso coração, na sinceridade do nosso coração, na pureza de nosso coração e na fidelidade de nossas emoções.

b)       De toda tua alma. A alma reflete a nossa espiritualidade, que o adoremos em espírito e em verdade.

c)       De todo o teu entendimento. Deus quer que nossa adoração seja racional não apenas cheia de emoção, mais com nosso intelecto. O intelecto é o fator de equilíbrio da emoção. O coração se curva ao que a mente valoriza.

d)       De toda a tua força. Deus quer que nos dediquemos ao máximo em adorá-lo, com todo o nosso ser, com tudo que temos, com tudo que pudermos.

 

POR QUE DEVEMOS ADORÁ-LO?

 

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores".

 

Sabe por que amados?  Porque o Pai procura  e ele está  a sua procura, pois você um dia foi comprado com o sangue precioso de seu filho amado Jesus Cristo e o Espírito Santo vai capacitá-lo para adorar em espírito e em verdade. E para finalizar quero relembrar aos amados a pergunta número um do nosso catecismo maior. 

 

QUAL O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM?

R- O FIM SUPREMO E PRINCIPAL DO HOMEM É GLORIFICAR A DEUS E GOZÁ-LO PARA SEMPRE.

(SOLI DEO GLORIA) - Fraternalmente em Cristo - Pb. Gilson dos Santos.
Overall rating
 

Nenhum comentário: