sexta-feira, 6 de maio de 2011

TEMA: OS PILARES DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Amados, hoje vamos falar de um tema muito importe para o fortalecimento do crente e da igreja. No mundo secular, comentamos freqüentemente que a educação é o caminho e a base para o desenvolvimento de um povo. Com o povo de Deus, julgo não ser diferente, para que esse povo cresça e se fortaleça, é necessária uma educação cristã de qualidade, que busque ensinar as verdades bíblicas, levando os cristãos à maturidade espiritual, contribuindo com eficácia o desenvolvimento da sociedade, transformando-a através do amor e do testemunho, como Cristo ensinou.
           
Ao comentar o futuro do cristianismo, o teólogo Alister McGrath, afirmou que vê um grande potencial, para a contribuição do cristianismo evangélico. Essa contribuição se relaciona à continua viabilidade da ortodoxia e necessidade de pregar e ensinar uma fé viva ao mundo pós-moderno. Para isso ser possível, cristãos são chamados para ser fiéis na teoria e na prática da educação cristã. Escreveu Robert W. Pazmiño, em seu livro TEMAS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ.
 
Um jovem e futuro professor, afirmou, certa vez, "Sou membro dessa igreja ha mais de vinte anos, não conheço as nossa doutrinas, não conheço a nossa confissão de fé..." Não fiquei preocupado com o jovem, pois ele poderá  um dia buscar esses conhecimentos, assimilá-los e aplicá-los  em sua vida e suas aulas, minha grande preocupação foi comigo mesmo, “caiu a ficha”: o que temos feito, na educação Cristã?
 
Amados esse jovem foi criado em nossa igreja, onde a nós cabia a obrigação de orientá-lo corretamente, na fidelidade da palavra e da doutrina, SOMOS RESPONSÁVEIS!
         
Dito,  isso, quero fazer um comentário sobre os pilares da educação, que são perfeitamente aplicadas  à educação Cristã. Quem sabe a nossa falha, não esteja na não correta aplicação desses pilares?
         
A educação, está fundamentada em quatro pilares, conhecidas como os pilares da educação, que devem nortear a todo educador.
          
  1. APRENDER A CONHECER
 
O educando busca o conhecimento (ele aprende a conhecer). Cabe ao educador fornecer as diretrizes desse conhecimento, eu só posso ensinar o que sei, o que domino, "pode um cego guiar outro cego?". Em qual escola poderá um professor ministrar aulas se discorda da filosofia educacional dessa escola, ou não domina o conteúdo? Na educação Cristã não é  diferente. Entendem o que eu quero dizer!
             
Nós educadores temos o dever de ensinar a verdade (leia 1Pe 5.1-4). Alguns iténs do conhecimento básico Cristão:
  • As Escrituras,
  • As doutrinas da igreja,
  • A ética Cristã, 
  • A história da igreja
No entanto, todo conhecimento não tem valor, se não levar ao “FAZER”; o primeiro pilar nos levará obrigatoriamente ao segundo .
 
  1. APRENDER A FAZER
 
A educação Cristã, através do aprender a conhecer tem que levar o crente a fazer. A fazer discípulos, adoradores que adoram a Deus em espírito e em verdade, a fazer propagar o evangelho, a fazer crentes maduros que vestem perfeitamente a couraça da verdade e não são levados por toda sorte de ventos de doutrinas, firmes na fé, certos e confiantes na graça e na soberania de Deus, a fazer servos do nosso Senhor Jesus Cristo, pés formosos que anunciam as boas novas, que fazem diferença, que exalam o bom perfume de Cristo. O educador ainda tem que levar o educando a aprender a conviver ( leia o salmo 133).
 
  1. APRENDER A CONVIVER
 
Não podemos separar o acadêmico (conhecimento cognitivo) da piedade (vida de santidade refletindo no conviver), viver o que aprendeu (leia Tg 1.19-27). A boa convivência entre os irmãos leva à unidade da igreja, alegra o Espírito Santo, promove a busca da santificação, enriquece a alma e leva a amarmos ao próximo, não podemos separar a relação vertical da relação horizontal e tudo isso fundamentado na Palavra (SOLA SCRIPTURA), para não cairmos em heresias e sermos um dia cobrados pelo Senhor da igreja, como nos adverte apóstolo Paulo em Atos 20.
 
  1. APRENDER A SER
 
O educador Cristão deve levar seu aluno, não apenas ao conhecimento, a habilidade de fazer, a aprender a conviver, mas  principalmente a SER. Ser servo, ser prudente, ser fiel, ser íntegro, ser honesto, ser responsável, ser santo, ser amoroso, ser cheio do Espírito, ser bom pai, bom filho, bom esposo, boa esposa, etc.
 
Com diz o Rev. Sabino Cordeiro Dourado. “Para conhecer, fazer, conviver e ser, temos que estar constantemente aprendendo a aprender, pois aprender sem um coração aprendiz, não se tornará um coração ensinável, aprendendo com tudo e com todos, viver é um eterno aprendizado. Estamos em era de muita informação e pouca formação. O conhecimento doutrinário é fundamental, mas precisa ser transmitido com: criatividade, contemporaneidade, profundidade e acima de tudo com graça e unção”.
 
Amados, que Deus nos abençoe nessa  sublime tarefa, e que mas tarde possamos dizer como Paulo "COMBATI O BOM COMBATE,COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ”. (2Tm 4.7). Fraternalmente em Cristo, Pb. Gilson dos Santos. A Deus toda a glória!
 

Nenhum comentário: