quarta-feira, 4 de maio de 2011

A TRINDADE SANTA E A ORAÇÃO

Amados, Deus criou o homem a sua imagem conforme a sua semelhança, Gn 1.26, e uma das qualidades que Deus nos deu foi o poder de comunicarmos uns com os outros, somos por natureza seres sociais, temos necessidade de estarmos interagindo entre nós,  comunicação faz parte de nossa vida.
 
Uma amizade se torna agradável à medida que há prazer em se comunicar; um casamento é consolidado na comunicação dos cônjuges; uma família se estrutura no diálogo de seus membros. Em nossas relações, a comunicação é essencial, se não houver essa interação, a relação se torna, no mínimo, sem graça, podendo até mesmo desaparecer.
 
Com Deus também é assim, sem diálogo é impossível mantermos comunhão com Ele. A Trindade Santa se comunica e Deus também se comunica conosco, e como ele se comunica conosco? É o que veremos nesse artigo.
 
Deus fala conosco, através da Bíblia; através da oração, nós falamos com Deus. Nesse sentido, a Palavra de Deus e a oração são inseparáveis, assim como pai e filho tem prazer em se falarem. Como filhos de Deus, temos que ter prazer em falar com Deus. Se não cultivarmos esse hábito, a relação torna-se ineficaz.
 
A oração é um oferecimento de nossos desejos a Deus, em nome de Cristo, com auxilio do Espírito Santo, com a confissão de nossos pecados e o grato reconhecimento de Sua misericórdia num processo interativo de um perfeito sistema de comunicação. Na oração, temos a participação da Trindade.
 
  1.   A PARTICIPAÇÃO DO PAI
Deus é o destinatário de nossas orações, a ele é dirigida as nossas petições, e é ele quem atende os nossos desejos, as nossas súplicas. Ele conhece as nossas  necessidades e sabe o que é melhor para nós. Nem sempre os nossos desejos, e o que pedimos, é o melhor. Ele porém sabe de todas as coisas. Ele é soberano em suas decisões e nos atende conforme o seu querer. Como podemos comprovar nas Escrituras, lendo:
 
  1. Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refugio.” Sl 62.8
  2. Portanto vós orareis assim: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mt 6.9.
 
Devemos orar somente a Deus, porque só Ele é capaz de ouvir as nossas orações; somente Deus é onisciente; somente Deus tem o poder de esquadrinhar os nossos corações; somente Deus é onipresente; só  Ele é capaz de ouvir as nossas orações em qualquer lugar que estejamos; só Ele é capaz de entender e atender as nossas reais necessidades.
 
Somente Deus é quem tem poder para perdoar nossos pecados.
 
  1.   A PARTICIPAÇÃO DO FILHO
 
No nosso catecismo maior, a pergunta de número 181—“Por que devemos orar em nome de Cristo? Resposta- Devemos orar em nome de Cristo porque o pecado do homem e sua distância de Deus é tão grande que não podemos ter acesso à sua presença sem um mediador; e não havendo no céu e nem na terra ninguém indicado ou apto para essa obra gloriosa senão Cristo,  não devemos orar em nenhum outro nome, mais semente em seu nome.
 
Podemos confirmar em: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 14.13). “Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé Nele” (Ef 3.12).
 
  1.   A PARTICIPAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é quem nos auxilia em nossas orações. De acordo com o nosso catecismo maior, pergunta de número 182 – “Como o Espírito Santo nos ajuda a orar? Resposta - Não sabemos pelo quê e como devemos orar, o Espírito Santo socorre nossas fraquezas habilitando-nos a compreender por quem, pelo quê e como ora, opera e aviva em nossos corações aquelas percepções , sentimentos e graças necessárias para o correto cumprimento desse dever. Como podemos comprovar nas Escrituras, em Rm 8.26 “. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém, mais o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis
 
Portanto, amados, quando estivermos orando, elevando os nossos pensamentos, suplicas e petições ao trono da graça, devemos ter em mente, que não estamos sozinhos, mais estamos acompanhados da Trindade santa e a oração e a leitura da Palavra nos leva a santificação.
 
Que Deus nos abençoe ricamente, SOLE DEO GLORIA; Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos
 

Nenhum comentário: