segunda-feira, 27 de junho de 2011

POR TRÁS DAS MÁSCARAS

 Amados, neste artigo, gostaríamos de parabenizar todos os casais de namorados, pelo seu dia, "o dia dos namorados".
Geralmente aproveitamos essas datas comemorativas para refletirmos, como anda a nossa vida, em relação ao, namoro, noivado, casamento e por que não dizer também, em relação ao nossa relacionamento com Deus. E isto é bom e deve ser natural na vida do servo, aproveitar estes momentos para confidenciarmos conosco mesmo, num momento de introspecção e auto avaliação. È muito bom que isso aconteça, pois não podemos navegar no mar da indiferença. Deus exige de nos reflexão, arrependimento e mudanças.
A palavra de Deus é utilizada para mostrar o que ele quer e espera de nós. "Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para a boa obra". (2Tm 3.16,17). Deus utilizando seus profetas, inspirados nas escrituras, nos ensina, nos exorta e nos prepara, para a boa obra sempre sob a direção do Espírito Santo.  Damos graças a Deus pela vida de homens que usados por Ele, apascentam o rebanho de seu aprisco.
Ontem, não foi diferente, o pastor Ricardo Santana foi fortemente usado pelo Espírito Santo para falar aos nossos corações, desenvolvendo um tema relevante, entre o que realmente somos e aquilo que fingirmos ser, ou seja, as máscaras que usamos para disfarçar a realidade do que somos e mostrar ao mundo aquilo que gostaríamos de ser e por nossa natureza pecaminosa não somos. Vamos citar algumas dessas máscaras:  
1- A MÁSCARA DA HIPOCRISIA.
Hipocrisia, fingimento de boas qualidades com o propósito de ocultar defeitos, afetação de uma virtude, de um sentimento louvável que não se tem, falsa devoção. O Hipócrita é a pessoa que possui o vício da hipocrisia, é um velhaco. Jesus Cristo criticava veementemente os fariseus, que buscavam apresentar uma vida de religiosidade, porém não passavam de hipócritas. Mateus relata isto muito bem.
"Quando, pois, deres esmolas, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa." (Mt 6.2)
"Quando orardes, não sereis como os hipócritas, porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa." (Mt 6.5)
"Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque  desfiguram os rostos, com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. (Mt 6.16)
Observem que o hipócrita tem um propósito em suas ações, agradar a ele mesmo, aparecer aos homens, o hipócrita é antes de tudo um orgulhoso, um vaidoso.
2- A MÁSCARA DA MENTIRA
A mentira e a hipocrisia são irmãs gemias, costumam andar de mãos dadas, para sustentar uma mentira é necessária outra mentira, por isso a mentira é progressiva e o mentiroso acaba se acostumando com suas mentiras, tentando transformá-las em verdades. "Abomino e detesto a mentira, porém amo a tua lei", diz o Salmista. (Sl119.169)
3- A MÁSCARA DA SOBERBA
O soberbo é aquele que se julga acima de tudo e de todos, ele é o melhor, é o rei da cocada preta, se julga auto-suficiente, não precisa de ninguém, tudo que faz é melhor, tudo que sugere é o certo, os outros estão sempre um nível abaixo, quando pede uma opinião, não é para aceitá-la, mais para ratificar a sua. O soberbo é um orgulhoso, é presunçoso, é arrogante. As Escrituras nos ensinam que:
"O temor do senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa eu os aborreço" (Pv8.13)
"Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria" (Pv 11.2) "A soberba precede a ruína e a altivez do espírito, a queda." (Pv 16.18)
Poderia citar outras máscaras usadas para esconder a nossa verdadeira personalidade, contudo não podemos esquecer que hoje somos novas criaturas e que as coisas velhas ficaram para trás, não podemos viver por trás das máscaras, podemos até enganar os homens, mais a Deus jamais enganaremos.
Deus nos conhece integralmente, nos conhece por trás das máscaras, Como diz o salmista: "Senhor tu sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos." (Sl 139.1-3).
Que Deus nos abençoe e o Espírito Santo nos ajude a remover todas as máscaras que porventura ainda existam em nós. (SOLI DEO GLORIA) Fraternalmente em Cristo Pb. Gilson dos Santos
A Deus toda a glória!
 

Nenhum comentário: