quinta-feira, 9 de junho de 2011

TEMA: PENUMBRA ESPIRITUAL

Quando, os raios luminosos, provenientes de uma fonte de luz extensa, incide sobre um corpo opaco, determinam no espaço três regiões distintas: quanto à recepção da luz: Uma região que não recebe luz chamada de sombra, outra que recebe luz parcialmente, que chamamos de penumbra e uma terceira que recebe integralmente os raios luminosos que é a região clara.

 

Podemos explicar esses fatos através do princípio da propagação retilínea da luz. Podemos comprovar facilmente observando a nossa sombra, a região periférica à sombra é a penumbra. Quero nesse artigo falar sobre algo parecido, porém muito temeroso. "A PENUMBRA ESPIRITUAL"

 

Jesus é a nossa fonte de luz e deseja refletir sua maravilhosa luz sobre nós. "De novo, lhes falara Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas a; pelo contrário terá a luz da vida." (Jo 8.12)

 

Amados quando falamos da vida espiritual, podemos destacar com clareza três tipos de grupos de pessoas:

 

As primeiras são aquelas que fazem parte do aprisco do Senhor, que um dia ouviram o chamado de Jesus abriram seu coração e deixaram que ele entrasse, e receberam a luz e vivem na luz, se tornaram servos, , caminham com Jesus, ouvem a voz de Jesus, obedecem e exalam seu doce perfume, falam como Paulo, "Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fp1.21), vivem iluminados pela fonte primária da luz "Jesus Cristo" que é a luz do mundo.

 

Estes buscam a santificação, a unidade, a harmonia, cultivam os frutos do Espírito, cultivam um amor segundo 1Co 13, vivem na orientação do Espírito Santo, são comprometidos com a palavra, com a igreja, com o evangelho e com a oração; estas estão vivendo na região clara da luz e como corpos iluminados, refletem a luz de Cristo, pois andam com Jesus.

 

A parábola do semeador nos ensina que um semeador saiu a semear e algumas sementes caíram em terra boa, e deu fruto, a cem a sessenta e a trinta por um. Ouviram a palavra, compreenderam, aceitaram e vivem na luz. (Mt13)

 

O segundo grupo é formado por aqueles que ouviram a voz do Senhor, admiram o seu ensino, vivem até mesmo entre o povo de Deus, participam , levam uma vida aparentemente santificada, recebem luz parcialmente, são como corpos translúcidos que ao receberem a luz desviam os feixes, provocando imagens destorcidas são como água barrenta, como vidro sujo, como parafina, são como a igreja em Laodicéia. "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te de minha boca". (Ap3.16)

 

É a penumbra espiritual a pior situação que uma pessoa pode se encontrar em relação a Deus. Servem a dois senhores. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro..." (Mt6.24). É como a semente que cai em solo rochoso, onde a terra é pouca, a semente logo nasce, como a terra não é profunda, em saindo o sol ela logo morre, é morno e será vomitado, é como ramo que não dá frutos, será cortado. Não conseguem permanecer na verdadeira luz, que é o nosso senhor Jesus Cristo.

 

Há também um terceiro grupo, o grupo daqueles que vivem nas trevas, rejeitam ao nosso senhor, não estão nem aí para as coisas de Deus, vivem acorrentados nas mãos de Satanás, para estes a vida se limita ao aqui e ao agora, escarnecem o nosso Senhor. Vivem na carne, são filhos da ira que desprezam a verdade, não entendem as coisas espirituais, não experimentaram o novo nascimento, não tem comunhão com Deus, não amam a Deus e ao próximo, praticam a iniqüidade, sentem prazer no pecado. São como a semente que cai a beira do caminho, e vindo as aves, a comeram.

 

Meu amado! Faça uma reflexão e responda: Nesse momento, onde você se encontra? Numa região de trevas, escuridão, sombras? Numa região de penumbra, nem quente, nem frio? Numa região de luz com Cristo e sobe a direção do Espírito Santo? Você quer mudar de posição? Das trevas para a luz, da penumbra para a luz? Tem como: aceite a Jesus! E venha para a LUZ. "SOLUS CHRISTUS". Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos

 

A Deus toda a glória!

Nenhum comentário: