quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tema: O PROCESSO DE SALVAÇÃO

Soteriologia é a ciência que trata das bênçãos da salvação ao pecador e o seu restabelecimento ao favor Divino e à vida de íntima comunhão com Deus.

Esta doutrina pressupõe conhecimento de Deus como fonte da vida, e do poder, e da felicidade da humanidade e da completa dependência que o homem tem de Deus, para o presente e para o futuro.

Desde que ela trata da restauração, redenção e renovação, só pode ser compreendida à luz da condição originária do homem, criado à imagem de Deus, e da subseqüente separação e perturbação, causada pela entrada do pecado no mundo.

Levando em conta que a obra da salvação é obra totalmente realizada por Deus, conhecida dele desde a eternidade, transportando retroativamente os nossos pensamentos para o eterno conselho da paz e para a aliança da graça, em que foi feito a previsão para a redenção do homem decaído. (Louis Berkhof).

"Porquanto, ao que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou." (Rm 8.29 e 30)

Ao estudarmos o processo de salvação, entendemos como acontece a salvação do pecador. A Bíblia nos dá uma completa e rica enumeração das operações do Espírito Santo na aplicação da obra realizada por Cristo a pecadores individuais, e das bênçãos da salvação comunicadas a eles.

Convêm lembrar, que em relação à ordem exata seguida na aplicação da redenção, pode haver diferentes opiniões já que a Bíblia não especifica uma ordem. A doutrina da ordem da salvação é fruto da reforma.

Lembrando, o que é salvação? Podemos dizer que a salvação é o resultado da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário, com o propósito de livrar o homem da condenação da morte eterna causada pelo pecado.

 "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." (Ef 1.7).

CONVERSÃO

Conversão é uma mudança, que tem suas raízes na obra da regeneração e que é efetuada na vida consciente do pecador pelo Espírito Santo. Mudança de pensamentos e opiniões, de escolhas e desejos, que envolve a convicção de que a direção da vida anterior era insensata e errada, É volver o caminho em direção oposta ao pecado.

"Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou segundo o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo". (Tt 3.5)

ARREPENDIMENTO

Arrependimento para a vida é uma graça salvadora, pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus, em Cristo, se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandonando-o e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência. (Breve Catecismo de Westminster)

O arrependimento não pode remover a culpa do pecado, a culpa do pecado só pode ser removida pelo sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados"(At 3.19)

CONFISSÃO

Confessar significa abrir o coração a Deus e não tentar esconder nada do que fizemos. Significa dizer exatamente o que fizemos de errado. É declarar a Deus o pecado cometido.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1Jo 1.19)

JUSTIFICAÇÃO

Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos diante de si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida somente pela fé. (Breve Catecismo de Westminster). Na justificação, Deus concede ao homem o direito de viver eternamente e em paz com Ele.

As confissões reformadas ensinam que a justificação resulta em: Remissão de pecados, aceitação diante de Deus, direito à vida eterna e aumento da graça para a santificação.

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". (Rm 5.1)

REGENERAÇÃO

Regeneração é novo nascimento, a regeneração consiste na implantação do princípio da nova vida espiritual no homem, uma mudança radical na disposição dominante da alma, que, sob a influência do Espírito Santo, dá nascimento a uma vida que se move em direção a Deus. Em princípio esta mudança afeta o homem completo: o intelecto, a vontade,  os sentimentos e emoções.

Regeneração não é uma nova faculdade acrescentada à alma, nem uma mudança na substância da alma, não é persuasão moral, não é cooperação do poder humano com o divino, a que se chama de sinergismo. Não se encontra no homem a agência de sua regeneração, nem metade dessa agência, nem qualquer parte dela. Deus é o agente  e o homem é o paciente ou objeto da regeneração.

Não depende da congruência da mente humana com a divina; mas Deus é soberano na regeneração e pode regenerar quando e a quem ele quiser, mesmo a homem que se encontra no auge de sua rebelião.

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2Co 5.17)

SANTIFICAÇÃO

A palavra grega tem dois sentidos, a saber: purificar e consagrar ou separar.

O que é santificação?   

Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados no homem interior, segundo a imagem de Deus, e habilitados para morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão. (Breve Catecismo de Westminster)

A santificação é:

a)     Uma obra meritória de Deus.

b)     Uma obra em que Deus infunde graça e poder.

c)     Uma obra em que Deus subjuga pecados.

d)     Difere em grau em diferentes pessoas.

e)     Incompleta e imperfeita nesta vida.

f)      Um crescimento espiritual do caráter cristão, plantado e regado divinamente.

"Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna" (Rm 6.22).

DIFERENÇA ENTRE JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO

Embora a santificação seja inseparavelmente unida à justificação, elas, são, contudo, diferentes nisto: Deus, na justificação imputa a justiça de Cristo; na santificação o seu Espírito infunde a graça e dá o poder de exercitá-la.

Na justificação, o pecado é perdoado; na santificação, é subjugado. A justificação liberta igualmente todos os crentes da ira vingadora de Deus e isso nesta vida, para que jamais sejamos condenados; a santificação não é igual em todos nem é perfeita em ninguém nesta vida, mais progride para a perfeição.

 FÉ- (FÉ JUSTIFICADORA)

A fé justificadora é uma graça produzida no coração do pecador pelo Espírito e pela palavra de Deus, pela qual o pecador convicto do seu pecado e miséria e da incapacidade de ser restaurado da sua condição de perdido, tanto por si mesmo quanto pelas demais criaturas, não apenas crê na verdade da promessa do evangelho como também recebe e descansa em Cristo e na sua justiça, ali ofertada, para o perdão dos pecados e para ser aceito e considerado justo à vista de Deus para a salvação. (Catecismo Maior de Westminster).

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.". (Rm 5. 1 e 2)

"Nós, porém, não somos dos que procedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hb 10.39)

CONCLUSÃO

Esperamos que esse breve texto, contribua para seus estudos sobre salvação e que você sempre recorra à Bíblia, pois Ela é a Palavra de Deus, fonte de revelação de sua vontade,e alimento espiritual para nossa vida. (SOLA SCRIPTURA). Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos.

Fontes: Confissão de Fé e Catecismo maior de Westminster, Teologia Sistemática de Louis Berkhof, Teologia Sistemática de David S. Clark.

Nenhum comentário: