segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tema: A SALVAÇÃO

Se você pergunta para alguém se ela já está salva, certamente ela indagaria: Salvo de quê? Eu não estou correndo nenhum risco de morte!

Existem três tipos de morte: morte física, morte espiritual e morte eterna. A carta de Paulo aos Romanos nos ensina algo muito precioso em relação a morte e a vida, nos trazendo alento e segurança, vejamos:

"Porquanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Rm 5.12).

Paulo aqui se refere  à morte eterna, ele continua "Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justiça que da vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só (Cristo), muitos se tornaram justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, afim de que, com o pecado reinou pela morte, assim também, reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor."

Paulo está reafirmando a missão reconciliadora e salvadora de Jesus Cristo, que apesar da morte pelo pecado, podemos ter vida pelo ato de justiça realizado na Cruz por intermédio de Jesus Cristo.  "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna".(Jo 3.16).

Deus deu uma ordem para Adão, e o não cumprimento dessa ordem traria a morte para o homem, observem: "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás".(Gn 2.16,17)

Sabemos que Adão não cumpriu a ordem de Deus, logo, a punição foi dada e essa punição foi morte, morte espiritual e eterna, causando a separação do homem com Deus, o homem perdeu a comunhão que tinha com Deus, até mesmo na capacidade de buscar as coisas de Deus, o homem caiu num estado de depravação total em relação as coisas celestiais é o que Paulo esclarece em sua carta aos Romanos.

Contudo, Deus é misericordioso, e ainda na eternidade, a Trindade santa elabora em plano de salvação para o homem, confirmada nas palavras do próprio Deus "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". (Gn 3.15)

João Batista ao ver Jesus disse:  Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". (Jo 1. 29). Jesus é o único que pode tirar, nos livrar da conseqüência do pecado "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 6.23).

Jesus justifica o pecado cometido pelo homem, com o pecado veio a morte, com Jesus veio a justificação do pecado, para todos que crêem. Ele nos torna justo apesar de nós, apesar de não merecermos, logo veio a vida e vida eterna, "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim". (Jo 14.6).

"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10. 9 e10)

Conclusão

Todo homem herdou a morte eterna com o pecado original, Deus com seu imenso amor enviou o seu Filho unigênito Jesus Cristo para nos livrar da morte eterna, pagando o preço na cruz do calvário, morrendo em nosso lugar, morte vicária. Ele é o cordeiro imaculado que é o sacrifício perfeito, nos reconciliando com Deus e nos dando vida eterna.

Você está salvo? Salvo da morte eterna? 

Se você já aceitou o nosso Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, você está salvo, se não, você está caminhando a passos largos para a morte eterna, tenha fé e aceite a Jesus, "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8).

Faça como o carcereiro que perguntou: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? E ouviu a maravilhosa resposta de Paulo e Silas: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (At 16.30 e 31). (SOMENTE CRISTO SALVA, ALELUIA, GLÓRIAS SEJAM DADAS SOMENTE A DEUS). Fraternalmente em Cristo, Pb. Gilson dos Santos.

Nenhum comentário: