quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FIDELIDADE VIRTUDE PRIMORDIAL DO SERVO DE DEUS

Há pouco tempo, estive no Seminário Presbiteriano de Recife para participar de uma reunião de Junta de Educação Teológica da IPB. Tomei conhecimento de uma história interessante.

Contou-me um professor, que nos anos oitenta era diretor do seminário o Reverendo, Doutor Francisco Leonardo; holandês, homem sério com uma barba faraônica, um tanto sisudo, muito respeitado e também respeitador, temente a Deus, piedoso, de coração humilde e bondoso, um homem de Deus.

Quando o aluno novato chegava ao seminário, logo era chamado à sala do doutor Leonardo e ele então perguntava: Qual é o seu nome? Então o novato respondia- fulano, senhor, no que ele falava, não, o seu nome não é este! Este é seu apelido, a partir de hoje o seu nome será "pistos", e nas suas provas você assinara como pistos e em baixo, você colocará o seu apelido.

"PISTOS" é uma palavra grega que significa fiel. O novato então entendia que todo aquele que ouve e atende o chamado para pastorear o rebanho de Cristo, tem que deixar tudo para trás e ser integralmente fiel ao Dono da seara, ao nosso Senhor Jesus Cristo, até mesmo no nome, ele agora adquire uma nova identidade; pistos, (fiel) como em Apocalipse.  "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida"(Ap 2.10 b).

Vivemos num mundo pós-moderno, onde a fidelidade está sendo deixado de lado, o que importa é o bem estar, é a satisfação pessoal, tendo como centro a figura humana (antropocentrismo), o que interessa é o aqui e o agora. Para, muitos, fidelidade se tornou algo careta.

Por que então o servo de Deus deve ser fiel? Porque é ordem de Deus! Porque devemos procurar atingir a estatura do varão perfeito e Jesus Cristo é fiel.

Analisando as Escrituras, vemos claramente que Deus requer de nós fidelidade;  em relação a Ele, ao próximo, à palavra e à doutrina (ensino), ou seja requer de nós fidelidade em tudo, nos nossos pensamentos, nas nossas palavras e nas nossa ações.  Vejamos:

1-        FIDELIDADE EM RELAÇÃO A DEUS

a)       QUANTO A QUEM DEVEMOS ADORAR.

"Não terás outros deuses diante de mim, ..., não as adorarás, nem lhe darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso".

Observem que quando Deus transmitiu o decálogo a Moisés, Ele deixou bem claro que requeria de nos total fidelidade a Ele, que deveríamos conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro e nosso Deus, e como tal adorá-lo e glorificá-lo, portanto devemos adorar somente a Ele.

b)       GUANTO A MANEIRA DE AMÁ-LO.

Devemos amá-lo com total fidelidade. Jesus Cristo deixa isto muito claro, quando responde ao fariseu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo o teu entendimento".

Observem que o amor que Jesus aqui se refere, é um amor que envolve o homem integralmente, coração, alma e mente, não brota apenas das emoções (alma), ou dos sentimentos (coração), ou do raciocínio (entendimento), mas que tem sua origem também no homem como um todo. Deus não quer que o amemos apenas com as nossas emoções, mas também com a nossa mente. Como diz o ditado popular "de corpo e alma".

2-EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO.

Voltando aos dez mandamentos, observamos que dos dez, quatro se referem a relação do homem com Deus e seis se referem  a relação do homem com o próprio homem, deduzimos então que Deus requer de nós uma relação de grande fidelidade do homem para com o seu próximo e entendo que esta fidelidade se estende ao âmbito do comportamento e das relações. Podemos fazer duas colocações, quanto oas pais e quantos aos outros.

a)       QUANTO A RELAÇÃO COM OS PAIS

"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue os seus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá".(Ex 20. 12) Honrar os nossos pais significa que devemos ser fieis aos seus conselhos, aos seus ensinamentos , como lemos em Ef 6.1-3 "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra.

b)       QUANTO AOS OUTROS.

Os dez mandamentos, nos ensina como deve ser o nosso comportamento em relação ao próximo. "Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não cobiçarás a casa do teu  próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo."(Ex 20.13-17)

Quando Jesus responde ao fariseu, sobre  qual era o grande mandamento na lei, ele acrescenta: "O segundo, semelhante a este, é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo"(Mt 22.39)

Jesus Cristo nos ensina que devemos amar ao nosso próximo como nós nos amamos, isso requer de nós uma fidelidade tremenda, primeiro, fidelidade a nós mesmo e segundo, fidelidade ao próximo e ambas na mesma intensidade e características.

3-EM RELAÇÃO  À PALAVRA:

Ser fiel à Palavra, significa, não apenas conhecer a palavra mas viver a palavra, seguir seus ensinamentos e praticá-la como diz Tiago em sua carta: "Tornai-vos, pois, praticante da palavra e não somente ouvintes, enganandovos a vós mesmo" (Tg 1.22)

O apóstolo Paulo escrevendo ao jovem Timóteo, fala da importância das Escrituras como revelação de Deus para nós e pede para que ele permaneça fiel aos ensinamentos fundamentados nas Escrituras.

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreenção, para a correção, para a educação na justiça,a fim de que o homem de Deus seja perfeitoe perfeitamente habilitado para toda boa obra." (IITm 3.14-17)

4- EM RELAÇÃO À DOUTRINA (ENSINO)

Amados, o cristianismo sempre foi bombardeado com falsas doutrinas, falsos ensinamentos e hoje não é diferente, temos que ter muito cuidado e buscarmos nas Escrituras qual é a verdadeira revelação de Deus para  nossa vida e para o nosso crescimento espiritual.

Não podemos nos deixar levar por toda sorte de ventos doutrinários, temos que ser como os crentes de Beréia que examinavam as Escrituras para  confirmarem se o que Paulo e Silas falavam era de fato verdadeiras.

"Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá alem do que vos temos pregado, seja anátema (maldito), Assim como como já déssemos e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebeste, seja anátema." (Gl  1.8,9).

CONCLUSÃO

Amados, a natureza do homem natural é pecaminosa, porém, quando ele é alcançado pela graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo ele passa de homem natural (carnal) para homem espiritual (conversão) e as coisas espirituais vão tomando forma em sua vida por intermédio da obra do Espírito Santo, as coisas velhas vão ficando para trás (santificação). O que importa para o novo homem é agradar a Deus, é viver uma nova vida  (regeneração)em comunhão com ele e essa comunhão reflete com a comunhão com os outros, portanto a fidelidade, ser fiel, passa a ser uma virtude primordial na vida do verdadeiro servo de nosso Senhor Jesus Cristo. Que todos nós possamos atingir a estatura do Varão perfeito.

SOLA FIDE. Fraternalmente em Cristo. Pb. Gilson dos Santos

Nenhum comentário: