quinta-feira, 14 de junho de 2012

A ORAÇÃO DOMINICAL

TEXTO: Mt 6.9-14

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o  teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará".

INTRODUÇÃO:

Neste texto Jesus ensina aos seus discípulos o verdadeiro significado da oração e as atitudes do crente no momento da oração. Jesus, não contrária os ensinos da Torá, mas enfatiza a necessidade da oração ser sincera. Provavelmente os apóstolos esperavam que Jesus confirmasse a oração do Shema, " ShemaYisroel Adonai Elohenu Adonai Echad..." (Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor...). Ele então supera essa expectativa e passa a ensinar a oração do Pai Nosso.

LIÇÕES DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO:

I-                 O significado de Pai nosso. Redenção, autoridade, adoração e que toda oração deve ser direcionada para o Pai, que Deus é Deus amoroso que nos trata como filhos, com amor e disciplina, nos dando liberdade de chamá-lo de Pai, pois em Cristo somos feitos seus filhos. É Deus quem inclina seus ouvidos para ouvir as orações dos que lhe pertence.v9

II-                   Governo e submissão são ensinados no versículo 10. Para o judeu desejar a vinda do reino de Deus era a mais pura e alta expressão de amor e submissão a Deus;

Nos ensina, que Deus é soberano sobre tudo e sobre todos, que sua vontade sempre prevalecerá, e ela é boa agradável e perfeita, ainda que para nós às vezes não pareça.

III-                  Jesus nos ensina provisão sustento por parte do Pai, no versículo 11 isto fica bem claro. O nosso Deus conhece todas as coisas, conhece as nossas necessidades, e nos dá o sustento, material e espiritual, não devemos andar ansiosos com que havemos de vestir ou comer, pois o nosso Pai nos sustenta. Assim como veste os lírios do campo e dá de comer às aves do céu.

IV-               Jesus nos ensina sobre o perdão e a necessidade de perdoarmos a quem nos ofende, no versículo 12. O perdão refrigera a alma, dignifica o homem nos humaniza, conduze-nos para a santificação, nos credencia ao ensino e nos outorga autoridade.

V-           Jesus nos ensina que Deus nos protege e nos liberta. Ele nos livra do laço do passarinheiro, das armadilhas do inimigo, das tentações do mundo, da inclinação da carne, e nos liberta das mãos de Satanás.

CONCLUSÃO:

Com este texto aprendemos,que nossas orações devem ser dirigidas ao Pai, que devemos santificar o seu nome, a estarmos sempre confiantes em Deus, Ele reina sobre todo o universo, Ele governa e dirige, Ele nos sustenta, nos guarda e nos liberta  e que devemos perdoar o nosso próximo como o Pai nos perdoa. Portanto toda honrra, toda glória, sejam tributadas ao Senhor. SOLI DEO GLORIA. Pb. Gilson dos Santos

Nenhum comentário: