sexta-feira, 20 de julho de 2012

A IGREJA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Como filhos de Deus, um dos grandes privilégios que desfrutamos é o de pertencermos a sua família, uma família de muitos irmãos, esta família é a igreja de Deus. Amados, nesta breve matéria, vamos falar sobre a igreja cristã,  seu criador, sua base e sua permanência.

A palavra igreja tem sua origem na palavra grega "ekklésia" que significa: assembleia, reunião, congregação, "igreja". Temos também a palavra "synago" significando reunir-se, dando origem a palavra "synagoge" assembleia, (sinagoga).

Os seguidores de Jesus não descreveram suas reuniões bem como a comunidade que estas representavam com a palavra synagoge (havendo uma única exceção em Tg 2.2) afinal de contas esta palavra teria sido natural para um grupo que brotou de raízes judaicas, e que, pelo menos no início, se considerava parte do judaísmo.

Podemos inferir porque a igreja cristã conscientemente procurava evitar o termo synagoge para descrever a si mesma. O nome sinagoga que originalmente era um termo técnico para a assembleia judaica, veio a ser considerada, no decurso do tempo, como o símbolo da religião judaica, que consistia na lei e na tradição.

A idéia deve ter parecido tão rígida, do ponto de vista cristão, esta palavra (sinagoga), portanto, não podia ser usada para descrever uma comunhão e um evento que tinha no seu centro a proclamação do evangelho da libertação da lei, e da salvação que se pode receber somente mediante a fé em Jesus Cristo.  

Cristão, este nome surge pela primeira vez em Antioquia no ano 43 e foi dado aos discípulos de Cristo pelos seus inimigos em sinal de desprezo. Hoje é nome universalmente conhecido, porém enraizou-se mui lentamente, pois só é encontrado duas vezes no Novo Testamento.

Hoje entendemos que a igreja cristã é a igreja que reúne todos aqueles que espalhados pelo mundo inteiro, juntamente com os seus filhos professam a genuína religião, confessam o nosso Senhor Jesus cristo como seu salvador, vivem os seus ensinamentos e é o reino do Senhor Jesus Cristo, a casa e família de Deus.

A esta igreja, Cristo deu o ministério, os oráculos e as ordenanças de Deus para a incorporação e aperfeiçoamento dos santos nesta vida até o fim do mundo; e por sua própria presença e do Espírito, segundo sua promessa os torna eficiente para esse fim.

Ao lermos o texto de Mateus 16.18, podemos entender, quem foi o criador da igreja cristã, qual é a sua base e qual será a sua permanência.

"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

Quando Jesus diz a Pedro "sobre esta rocha edificarei a minha igreja", Ele está afirmando que o criador da igreja é Ele, um criador que não age apenas como um arquiteto, mas como um bom pastor, que reúne as suas ovelhas, conduzi-as para pastagens verdejantes e águas refrescantes e as fazem repousar seguras no aprisco.

A igreja é retratada pelo apóstolo Paulo em Colossenses como sendo o corpo de Cristo e Cristo zela por esse corpo e que Cristo é a cabeça da igreja, significando que Ele é o princípio o primogênito de entre os mortos para em todas as coisas ter a primazia. Ele é a base da igreja, a verdadeira igreja cristã está fundamentada em Cristo, sua base é cristo, seus ensinos são ensinos de Cristo, seus membros devem ser imitadores de Cristo.

Jesus também diz a Pedro que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, percebemos que ao longo da história a igreja apesar de constantemente perseguida, ultrajada e humilhada, ela permanece firme no propósito de proclamar as boas novas do evangelho, permanece anunciando que Jesus veio para nos conciliar com Deus, pagando com o seu sangue a nossa reconciliação, anunciando que salvação só através da fé em Jesus, que é obra exclusiva da graça de Deus e não por nossos méritos.

Que apesar de lobos travestidos de ovelhas adentrarem em suas portas como joio no meio do trigo. Ele permanece fiel em sua palavra, não permitindo que as portas do inferno prevaleçam contra ela mantendo a esperança da volta do Senhor Jesus Cristo, onde a sua noiva reina triunfante com Ele.  SOLA GRATIA. Pb. Gilson dos Santos.

FONTES: Dicionário Internacional de Teologia de Lothar Coenen e Colen Brawn. Confissão de Fé de Westminster. 

Nenhum comentário: