sábado, 21 de julho de 2012

O DESTINO DA ALMA IMEDIATAMENTE APÓS A MORTE

Qual o destino da alma, imediatamente após a morte? Esta é uma pergunta muito frequente tanto entre crentes e não crentes e faz parte de uma série de perguntas pertinentes à curiosidade do homem, o homem sempre esteve interessado em saber, qual a sua origem, qual o propósito de seu nascimento e qual será o destino de sua alma após a morte. Consultando a Escritura Sagrada, vamos procurar responder a essa tão importante pergunta:

 Qual o destino da alma imediatamente após a morte?

Alguns homens não acreditam que haja vida após a morte e que corpo, alma, tudo se desfaz após a morte, esse é um pensamento ateu e materialista, porém aqueles que consideram a Bíblia como sendo a revelação de Deus e a toma como regra de fé e prática, acreditam que há vida após a morte, a nossa alma tem um destino imediatamente após o último suspiro.

A Confissão de Fé de Westminster em seu capítulo XXXII trata exatamente dessa questão, relatando que:

Os corpos dos homens, após a morte, voltam ao pó e experimentam corrupção, suas almas, porém (que nem morrem, nem dormem), possuindo existência imortal, imediatamente voltam a Deus que as deu.

As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas em santidade, são recebidas no mais alto céu, onde vêem a face de Deus em luz e glória, aguardando a plena redenção de seus corpos, e as almas dos réprobos são lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos e completa escuridão, reservadas para o juízo do grande dia.

Além desses dois lugares reservados para as almas separadas de seus corpos, a Escritura desconhece qualquer outro. Vejamos alguns textos bíblicos que comprovam o que foi dito:

·         O diálogo de Jesus com o ladrão na cruz- Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23.43)

·         O rico e o mendigo – No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. (Lc 16.23)

·         Paulo escrevendo aos filipenses – Ora, de um de outro lado estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. (Fp 1.23)

·         Paulo escrevendo aos tessalonicenses – Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem. (1 Ts 4.14)

·         Paulo falando aos romanos - Não somente ela, mais também nós que temos as premissas do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos,  a redenção de nosso corpo. (Rm 8.23)

·         E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Ec 12.7)

Portanto, a morte consiste na separação temporária do corpo e da alma, enquanto o corpo se decompõe em seus elementos químicos de que se constitui, a alma do crente é imediatamente aperfeiçoada em santidade e imediatamente entram na glória, ao longo de todo o estado intermediário da morte à ressureição, ela continua consciente, ativa e feliz e está na presença de Cristo, o qual, após sua ascensão assentou-se a direita de Deus.

A alma dos réprobos também continuam, durante este estado intermediário, consciente e ativa, mas num estado de tormenta penal (no inferno), reservada para o juízo do grande dia. Essas condições, ainda que não finais, são irreversíveis isto é, das que estão com Cristo, nenhuma jamais se perderá, e das que estão em tormento, nenhuma jamais se salvará. SOLA SCRIPTURA. Pb. Gilson dos Santos.

FONTES: Confissão de Fé de Westmister. O Breve Catecismo de Westminster.

Nenhum comentário: